Vem conferir e garantir o seu Piracanjuba ProForce!
Quando se fala de suplementação de proteínas, é indiscutível que o whey protein é uma das opções mais populares dentre aqueles que praticam atividades físicas. Com um ótimo perfil de aminoácidos essenciais, o whey protein colabora no aumento da ingestão de proteínas e no ganho e massa muscular1. Mas você sabia que o whey não é a única forma de suplementação de proteínas do leite? Neste texto, vamos falar mais sobre o concentrado proteico do leite - o Milk Protein Concentrate!
O MPC é um concentrado de proteínas desenvolvido a partir do leite desnatado pasteurizado que passa por processos de filtragem e secagem2,3. Esses processos retiram todas as proteínas presentes no leite, incluindo as proteínas do soro do leite (whey) e a caseína, mantendo assim a proporção proteica que existe no leite original (cerca de 80% caseína e 20% soro do leite)2,3.
O MPC é uma proteína de alta qualidade porque oferece todos os aminoácidos essenciais (que o corpo não consegue produzir) e possui alta digestibilidade, sendo uma excelente opção para quem busca aumentar a ingestão de proteínas4.
-->Leia também: Whey protein em pó: faz diferença consumir com água ou com leite?
Whey e caseína são proteínas de alta qualidade, mas diferem na velocidade de absorção pelo organismo3. O whey é uma proteína de rápida absorção, ou seja, seus aminoácidos atingem níveis elevados no sangue logo após o consumo, estimulando a produção de proteínas em menos tempo6-8.
Já a caseína é uma proteína de absorção mais lenta, que libera os aminoácidos de forma contínua e por tempo prolongado9,10. A caseína estimula a produção de proteínas musculares, mas em menor intensidade do que o whey protein6-10.
Veja no quadro abaixo as principais diferenças entre as duas proteínas1-10:
WHEY PROTEIN | CASEÍNA | |
Qualidade |
Alta |
Alta |
Teor de leucina | Alto | Moderado |
Absorção e Digestão | Rápida | Lenta |
Liberação de aminiácidos | Rápida | Gradual e sustentada |
Estimula a produção de proteínas | Sim | Sim |
Promove saciedade | Sim | Sim |
O MPC, por ser uma combinação de ambas as proteínas e que contém principalmente caseína, é absorvido mais lentamente do que o whey protein, o que resulta em uma liberação gradual e equilibrada de aminoácidos e um estímulo mais duradouro para a síntese proteica6,9,10. Estudos sugerem que o MPC pode ter efeitos similares ao whey no estímulo proteico, ainda que o whey possa ser um pouco superior9,10.
Essa característica de digestão mais lenta da caseína também pode ser vantajosa para manter a síntese e evitar e quebra de proteínas por longos períodos, como durante o sono. Estudos indicam que a ingestão de doses elevadas de caseína antes do sono (cerca de 40g) podem auxiliar no equilíbrio do metabolismo muscular ao longo da noite e contribuir para a recuperação pós exercício11.
Em relação a outros efeitos, assim como o whey protein, o consumo da caseína está relacionado com aumento da sensação de saciedade – no entanto, por ter absorção lenta, a caseína promove saciedade por tempo superior ao whey3,6. Assim, a combinação de ambas as proteínas no MPC é capaz de aumentar a sensação de saciedade e auxiliar no processo de controle do peso corporal3,6.
Assim, devido às suas características, o MPC pode desempenhar um papel importante na síntese muscular e em outras áreas da saúde, tornando-se uma opção eficiente para quem busca um suporte nutricional completo. Por ser aplicado em alimentos ou suplementos, é uma ótima opção nutricional para quem pratica exercícios, atletas, pessoas que buscam dietas ricas em proteínas, ou simplesmente para aqueles que querem uma forma prática de aumentar o consumo de proteínas no dia a dia.
-->Leia também: Cafeína e taurina aliadas da energia e performance
[1] Silva PO, Silva VJ, Vasconcelos TCL. Consequências da suplementação alimentar com whey protein para praticantes de exercícios físicos: uma revisão integrativa. Research, Society and Development. 2022; 11(8): 1-9.
[2] Think USA Dairy. Concentrado Proteico de Leite. Disponível em https://www.thinkusadairy.org/pt-br/home/products/milk-proteins/milk-protein-categories/milk-protein-concentrate#:~:text=O%20concentrado%20proteico%20do%20leite. Acesso 23 Set. 2024.
[3] Elahikhah M, Haidari F, Khalesi S, Shahbazian H, Mohammadshahi M, Aghamohammadi V. Milk protein concentrate supplementation improved appetite, metabolic parameters, adipocytokines, and body composition in dieting women with obesity: a randomized controlled trial. BMC Nutrition. 2024 Jun 3;10(1).
[4] Cui Q, Sun Y, Cheng J, Guo M. Effect of two-step enzymatic hydrolysis on the antioxidant properties and proteomics of hydrolysates of milk protein concentrate. Food Chemistry. 2022 Jan;366:130711.
[5] Patel S. Functional food relevance of whey protein: A review of recent findings and scopes ahead. Journal of Functional Foods. 2015 Dec;19:308–19.
[6] Mitchell C, McGregor R, D’Souza R, Thorstensen E, Markworth J, Fanning A, et al. Consumption of Milk Protein or Whey Protein Results in a Similar Increase in Muscle Protein Synthesis in Middle Aged Men. Nutrients. 2015 Oct 21;7(10):8685–99.
[7] Alcântara, C., Filho, F., Ribeiro, G., Lira, L., Oliveira, N. Efeitos fisiológicos da suplementação de “Whey Protein” em atletas. Contemporary Journal. 2024; vol. 4(1): 2754-2768.
[8] Haraguchi FK, Abreu WC de, Paula H de. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição. 2006 Aug;19(4):479–88.
[9] Kanda A, Nakayama K, Sanbongi C, Nagata M, Ikegami S, Itoh H. Effects of Whey, Caseinate, or Milk Protein Ingestion on Muscle Protein Synthesis after Exercise. Nutrients. 2016 Jun 3;8(6):339.
[10] Hoffman Jay R, Falvo MJ. Protein - Which Is Best?. J Sports Sci Med. 2004 Sep; 3(3): 118–30.
[11] Kim J. Pre-sleep casein protein ingestion: new paradigm in post-exercise recovery nutrition. Physical Activity and Nutrition. 2020 Jun 30;24(2):6–10.