Vem conferir e garantir o seu Piracanjuba ProForce!
Quem segue uma rotina regular de treinos sabe o quanto uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é essencial para manter a disposição e performance.
Em alguns casos, a inclusão de determinados componentes através de suplementos pode ajudar ainda mais na prática de exercícios físicos. Esse é o caso da cafeína e da taurina!
Enquanto a cafeína pode ser uma ótima opção para quem precisa de mais energia para os treinos, a taurina pode ajudar a melhorar o foco, tornando esses componentes uma excelente escolha para o momento pré-treino.
Quer saber mais sobre como esses aliados agem no seu organismo?
Então continue lendo esta matéria!
Talvez entre todos os agentes ergogênicos que existem (substâncias que ajudam a melhorar força e resistência à fadiga), a cafeína seja a mais conhecida!
Presente em alimentos como o café e o guaraná, a cafeína age aumentando a potência da contração muscular, a lipólise (quebra da gordura) e ainda atua no Sistema Nervoso Central (SNC), onde vai produzir maior foco e concentração. Estudos sugerem que a cafeína é capaz de aumentar a absorção de oxigênio e a taxa de troca respiratória.1
E o que isso quer dizer na prática?
O consumo de cafeína tem como um de seus resultados uma menor sensação de cansaço após determinada carga de atividade, ajudando assim a manter o ritmo dos exercícios por mais tempo!1
E quanto é necessário ingerir de cafeína para que haja resultados na performance?
As pesquisas indicam que doses de suplementação entre 3 e 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal, 1 hora antes do exercício ou pela manhã como suplementação, seriam suficientes para gerar efeitos no treino. Assim, considerando um adulto que pesa 70kg, a dose seria de 210mg por dia.1
Vale dizer também que os estudos apontaram que doses maiores do que a recomendada não refletem em um melhor desempenho, portanto, nada de exagero!1
A taurina é um aminoácido que ultimamente tem recebido destaque entre aqueles que buscam melhorar o desempenho e foco nas atividades físicas.
E essa fama não é à toa: a taurina age em diferentes partes e funções do organismo:
- Coração: a taurina diminui a frequência cardíaca durante o exercício físico, desempenhando assim um efeito protetor para a saúde do coração.
- Sistema Nervoso Central (SNC): por ser uma substância neuromoduladora, a taurina pode desempenhar tanto o papel de aumentar foco e concentração, quanto proporcionar relaxamento – tudo vai depender da dose ingerida!3
- Metabolismo de glicose: a taurina melhora a sensibilidade a insulina, evitando picos de glicemia.
Para quem está buscando maior foco e redução da sensação de fadiga, é recomendado buscar opções que contenham 1000mg ou mais de taurina por porção.3,4
Aliando esses dois componentes a outros nutrientes essenciais para a prática de atividades físicas, como as proteínas, pode te ajudar a potencializar seus resultados! Aproveite os benefícios da cafeína e taurina, e bom treino!
[1] Rodrigues AYF, de Sousa DF, Pereira MMM, Silva AO, Moreira EB, Oliviera JRS et al. Efeitos da cafeína na atividade física: uma revisão sistemática com metanálise. Braz. J. of Develop. 2020; 11(6): 91046-9106.
[2] Prata PHS, Santos AZ, Mendes TP, Vieira S, Viana ML, Costa AGV. Efeito do bochecho com carboidrato associado com cafeína ou taurina sobre a performance de praticantes de atividade física de alta intensidade. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. 2020; 88(14): 493-505.
[3] Caine JJ, Geracioti TD. Taurine, energy drinks, and neuroendocrine effects. Cleve Clin J Med. 2016; 83(12):895-904.
[4] Jagim AR, Harty OS, Tinsley GM, Kersick CM, Gonzalez AM, Kreider RB, Arent SM, Jager R et al. International society of sports nutrition position stand: energy drinks and energy shots. J Int Soc Sports Nutr. 2023; 20(1): 2171314.