A adolescência é um período de grandes mudanças físicas, onde o rápido crescimento e o famoso estirão aumentam de forma significativa as necessidades nutricionais do organismo1.
As proteínas são macronutrientes essenciais na alimentação e o seu consumo é necessário em todas as fases da vida, inclusive na adolescência2. Elas são os principais componentes estruturais e funcionais de todas as células do corpo, além de ter função hormonal, transportadora e participar da manutenção e crescimento muscular2.
Proteínas podem ser adquiridas de forma abundante através da alimentação e também através de suplementos proteicos, como o whey protein, muito populares e amplamente consumidos nos dias de hoje, inclusive entre os adolescentes3.
Será que é possível atingir as necessidades proteicas de um adolescente apenas através da alimentação ou é necessário o uso de suplementação? Entenda melhor a seguir!
A quantidade de proteína recomendada para adolescentes varia entre 34 a 52 gramas por dia para meninos e 34 a 46 gramas por dia para meninas, de acordo com a idade1.
De modo geral, os adolescentes conseguem atingir as necessidades proteicas com uma alimentação equilibrada, não sendo difícil atingir a necessidade máxima de proteínas (52 gramas) com o consumo de alimentos básicos do dia a dia.
Confira abaixo os alimentos que já garantem um aporte de proteínas suficiente em um dia4:
Com a ingestão desses alimentos nas refeições ao longo do dia, a recomendação de proteínas para um adolescente é facilmente atingida.
As principais fontes alimentares de proteínas são: carnes, ovos, leite e derivados (queijos e iogurtes), leguminosas (feijões), oleaginosas e sementes. Distribuir esses alimentos ao longo das refeições do dia costuma ser suficiente para atingir as necessidades de proteínas, como vimos acima.
Leia também >> O consumo de whey protein é para todos?
Em alguns casos, como em adolescentes que são atletas competitivos, a necessidade diária de proteínas fica aumentada5.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, atletas adolescentes não precisam de suplementos proteicos, uma vez que as necessidades podem ser alcançadas através de uma alimentação bem planejada5.
Apesar de ser possível atingir as necessidades de proteínas pela alimentação, devido à praticidade e pela alta qualidade nutricional do whey protein, seu uso pode ser interessante em alguns casos nos quais o consumo adequado tem dificuldade de ser atingido, o que sempre deve ser avaliado pelo nutricionista ou médico3,6.
Além disso, assim como no caso dos adultos, o uso de whey também tem se popularizado entre adolescentes que frequentam academias, sem necessariamente praticar esportes de alta intensidade3.
O whey protein é fonte de proteínas de qualidade e utilizado como ingrediente em produtos amplamente presentes na alimentação de crianças e adolescentes, com benefícios à saúde associados ao seu consumo3. Quando houver necessidade de inclusão de suplementos para ajudar a consumir proteínas ao longo do dia, vale a pena optar pelas versões mais naturais, preferencialmente as sem açúcar e, se possível, opções que não contenham adoçantes, corantes ou aromatizantes.
Leia também >> Diferentes funções das proteínas no corpo
É importante lembrar que as fontes alimentares devem sempre ser priorizadas, sendo o uso de suplementos um complemento a alimentação3. É comum que uma alimentação com alto consumo proteico seja vista como mais saudável, mas é importante reforçar que, assim como qualquer nutriente, o consumo excessivo de proteínas pode trazer prejuízos à saúde2,7. Por isso, não deixe de procurar o acompanhamento profissional para garantir a melhor escolha do suplemento, adequando as quantidades e assegurando o melhor aproveitamento dos nutrientes na rotina!
[1] Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. 5.ed. rev. ampl. – São Paulo: SBP, 2024.
[2] Marchini JS, Batista LM, Moura GSPL, et al. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Aminoácidos e Proteínas. Série de Publicações ILSI Brasil. 2024.
[3] Barretto JR, Gouveia MAC, Alves C. Use of dietary supplements by children and adolescents. Jornal de Pediatria. 2023 Oct 1;100(Suppl 1):S31–9.
[4] Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2. São Paulo, 2023. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca. Acesso em 29 de janeiro de 2025.
[5] Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. Nutrição esportiva para adolescentes. 2018. Disponível em: https://abne.org.br/pdf/nutricao_esportiva_adolescentes.pdf. Acesso em 28 de janeiro de 2025.
[6] Cava E, Padua E, Campaci D, Bernardi M, Muthanna FMS, Caprio M, Lombardo M. Investigating the Health Implications of Whey Protein Consumption: A Narrative Review of Risks, Adverse Effects, and Associated Health Issues. Healthcare. 2024; 12(2):246.
[7] Zhang X, Kapoor D, Jeong SJ, Fappi A, Stitham J, Shabrish V, et al. Identification of a leucine-mediated threshold effect governing macrophage mTOR signalling and cardiovascular risk. Nature Metabolism [Internet]. 2024 Feb 1;6(2):359–77.