Vem conferir e garantir o seu Piracanjuba ProForce!
Todos sabemos que praticar atividades físicas é um dos hábitos que devemos ter para uma vida mais equilibrada e saudável. Assim, um dos fatores que ajuda a manter os exercícios físicos de forma constante na rotina é escolher uma modalidade que atenda nossos objetivos e preferências – afinal, ninguém gosta de ir praticar algo que não gosta, não é mesmo?
Dentre os inúmeros tipos de atividades físicas existentes, um tem se destacado por trazer benefícios não apenas para o corpo, mas também para a mente – estamos falando da yoga!
Se você quer entender mais sobre essa prática e de que forma pode contribuir com sua saúde e bem-estar, continue lendo essa matéria!
A yoga é uma prática com origem na Índia, e que vai muito além das posturas (chamadas “ásanas”) que muitos conhecem – na verdade, ela é um conjunto de princípios que orientam seus praticantes e que também podem contribuir para uma vida mais saudável.
Ainda no século II a.C., a yoga foi dividida em 8 passos, sendo eles:¹
1) Yama: as abstinências (não violência, veracidade, honestidade, desapego)
2) Niyama: as regras de vida (pureza, harmonia, serenidade, alegria, estudo)
3) Ásanas: as posições do corpo
4) Pranayama: o controle da respiração
5) Pratyahara: o controle das percepções sensoriais orgânicas
6) Dharana: a concentração
7) Dhyana: a meditação
8) Samadhi: a identificação.
A yoga é baseada na crença de que a mente é uma parte fundamental para influenciar a saúde do organismo como um todo, considerando o estresse como algo que pode iniciar doenças. Hoje, a ciência já estuda os impactos do estresse na saúde mental de maneira geral – além de sua associação com outros sistemas, como o imunológico, também há a liberação de substâncias inflamatórias que influenciam outras condições de saúde, como descreveremos abaixo!²
Apesar de ser uma prática muito antiga, apenas recentemente a ciência começou a investigar de que forma a yoga poderia trazer impactos positivos para seus praticantes. Conheça aqui alguns dos benefícios para o corpo os quais a yoga pode contribuir:²
- Melhor no sistema imune, principalmente entre pessoas mais seniores;
- Menor risco de infecções respiratórias;
- Melhora do estado inflamatório;
- Redução dos níveis de IL-6, cujos altos níveis estão relacionados a problemas cardíacos;
- Redução dos níveis de colesterol.
E os efeitos incríveis da yoga não param por aí: os pesquisadores têm demonstrado que incluir essa prática de forma regular no dia a dia pode trazer ganhos também para a saúde mental – veja alguns abaixo: ²⁻⁴
- Melhor controle do estresse;
- Efeitos positivos na ansiedade;
- Efeitos positivos na depressão;
Como você viu, a yoga pode ser uma atividade física completa para sua saúde! Lembre-se que é sempre importante aliar essa prática a estilos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e uma boa rotina de sono, combinado?
[1] Barros NF, Siegel P, de Moura SM, Cavalari TA, da Silva LG, Furlanetti MR, Gonçalves AV. Yoga e promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva. 2014; 19(4):1305-1314.
[2] Estevão C. The role of yoga in inflammatory markers. Brain Behav Immun Health. 2022; 20:100421.
[3] Saeed SA, Cunningham K, Bloch RM. Depression and Anxiety Disorders: Benefits of Exercise, Yoga, and Meditation. Am Fam Physician. 2019; 99(10):620-627.
[4] Cocchiara RA, Peruzzo M, Mannocci A, Ottolenghi L, Villari P, Polimeni A, Guerra F, La Torre G. The Use of Yoga to Manage Stress and Burnout in Healthcare Workers: A Systematic Review. J Clin Med. 2019; 8(3):284.