Vem conferir e garantir o seu Piracanjuba ProForce!
Com o aumento de pesquisas reforçando a importância desse nutriente para nossa saúde, e especialmente para aqueles que praticam exercícios físicos, a procura por bebidas proteicas tem aumentado, e com isso, também surgem mais mitos!
E resolvemos trazer um deles aqui: consumir produtos com whey protein engorda?
Se você quer entender mais sobre a relação deste tipo de proteína com um possível ganho de peso, continue lendo essa matéria!
As proteínas fazem parte de um grupo de nutrientes chamados macronutrientes – o mesmo no qual estão os carboidratos e os lipídeos. Esses nutrientes recebem essa denominação pelo fato de precisarmos ingerir uma maior quantidade quando comparamos a outros nutrientes como vitaminas e minerais (estes chamados de micronutrientes).
Uma das principais – e mais conhecidas – funções das proteínas é sua contribuição para a manutenção e crescimento dos músculos. Mas seu papel no organismo não se restringe à saúde dos músculos! As proteínas ainda são essenciais para: 1
* Formação de hormônios
* Formação de anticorpos
* Fornecimento de energia
* Colaboração para inúmeras reações que acontecem dentro do corpo
* Transporte de oxigênio
* Transporte de vitaminas dentro do organismo
O whey protein é o termo em inglês que significa “proteínas do soro do leite”. Essas proteínas, de alta qualidade, são extraídas da porção aquosa do leite, durante o processo no qual é fabricado o queijo. 2
Produtos que contêm whey protein em sua composição podem trazer diferentes tipos de benefícios, tais como:
* Contribuem para recupera os músculos após exercícios físicos.3
* Ajudam a ganhar massa muscular e aumentar força muscular.4
* Podem contribuir para a perda de peso.5
É isso mesmo que você leu: o whey protein pode ajudar na perda de peso!
Mas então de onde vem essa fama de que esse tipo de produto causa ganho de peso?
Sem dúvida essa é uma das fake news que existem no mundo de nutrição, e os estudos comprovam: não há relação entre whey protein e aumento de peso!
Mesmo porque, assim como os carboidratos, as proteínas fornecem 4kcal por grama, ao contrário das gorduras, que a cada 1g, fornecem 9kcal.
Possivelmente, a alegação de que o uso de suplementos proteicos gera ganho de peso vem de uma possível retenção de água no corpo causada pelo excesso de proteínas, o que resulta em um “inchaço”, que pode ser entendido como um ganho de peso. No entanto, a interrupção desse alto consumo proteico desfaz essa retenção, e o peso volta a se estabilizar.6
Outro ponto bacana de lembrar aqui também: dificilmente um único alimento ou bebida vai fazer você aumentar seu peso corporal. Essa reação é decorrente de múltiplos fatores, que incluem uma alimentação desequilibrada como um todo, sedentarismo, entre outros hábitos inadequados.
Por último e não menos importante: antes de consumir qualquer tipo de suplemento, vale buscar a orientação de um nutricionista, profissional mais indicado para avaliar suas necessidades nutricionais e entender se você precisa fazer uso desse tipo de produto, combinado?
Agora que você entendeu que o consumo de bebidas com whey protein não gera ganho de peso, aproveite todos os benefícios que essa proteína de ótima qualidade pode oferecer!"
[1] Silva ACC, Frota KMG, Arêas JAG. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Proteína. Série de Publicações ILSI Brasil. 2012.
[2] Silva PO, Silva VJ, Vasconcelos TCL. Consequências da suplementação alimentar com whey protein para praticantes de exercícios físicos: uma revisão integrativa. Research, Society and Development. 2022; 11(8): 1-9.
[3] West DWD, Sawan SA, Mazzulla M, Williamson E, Moore DR. Whey Protein Supplementation Enhances Whole Body Protein Metabolism and Performance Recovery after Resistance Exercise: A Double-Blind Crossover Study. Nutrients. 2017; 9(7): 1-18.
[4] Morton RW, Murphy KT, McKellar SR, Schoenfeld BJ, Henselmans M, Helms E, Aragon AA et al. A systematic review, meta-analysis and meta-regression of the effect of protein supplementation on resistance training-induced gains in muscle mass and strength in healthy adults. Br J Sports Med. 2018; 52(6):376-384.
[5] Batsis JA, Petersen CL, Cook SB, Al-Nimr RI, Driesse T, Pidgeon D, Fielding R. Impact of whey protein supplementation in a weight-loss intervention in rural dwelling adults: A feasibility study. Clin Nutr ESPEN. 2021; 45:426-432.
[6] Gualano B, Acquesta FM, Ugrinowitsch C, Tricoli V, Serrão JC, Junior AHL. Efeitos da suplementação de creatina sobre força e hipertrofia muscular: atualizações. Rev Bras Med Esporte. 2010; 16(3): 219-223.