Vem conferir e garantir o seu Piracanjuba ProForce!
Para ter a saúde em dia, podemos citar vários hábitos que devem ser adotados como: ter uma alimentação equilibrada, cuidar da saúde mental, não fumar, entre tantos outros.
Mas aqui vamos falar de um dos hábitos mais importantes para uma vida saudável: a prática de atividades físicas!
Sim, movimentar o corpo faz bem não apenas para o organismo, mas também para a mente!
Por isso, se você está considerando inserir uma rotina de treino na sua rotina, confira a seguir 6 dicas certeiras que preparamos para que os exercícios físicos se tornem realmente um hábito na sua vida!
O que você deseja alcançar com a rotina de exercícios?
Uma rotina de treino para perder peso?
Ou ganhar massa muscular?
Ou então apenas ter um momento para se divertir?
Lembre-se: não existe objetivo certo ou errado: cada pessoa é quem vai determinar o que busca com a rotina de treinos, combinado?
O mais importante é que você tenha um objetivo, pois é a partir dele que toda a sua rotina de treinos será feita. Por isso, esse é o primeiro passo!
As pesquisas já comprovaram: o estabelecimento de metas é fundamental para que a rotina de treinos funcione! 1
Mas para que as metas realmente funcionem, é preciso atentar-se a alguns pontos, como: 1
- Estabelecer metas desafiadoras, mas realistas mostra-se mais eficaz para atingir os objetivos estabelecidos do que quando não se tem metas, ou quando a meta é “faça o melhor que puder”
- Trace metas que possam ser mensuradas, para que você consiga visualizar se está no caminho certo para atingi-las
- Tenha metas a curto prazo e a longo prazo! Assim, você ajusta suas expectativas conforme o tempo de cada meta
Sim, porque não vai ser possível traçar metas realistas sem a ajuda de um profissional de educação física!
Esse é o profissional apto para orientar a rotina de treino para te ajudar a alcançar seus objetivos, de forma segura e mais eficaz.
Isso porque o educador físico é capacitado a entender suas necessidades, a realizar um diagnóstico e então orientar os exercícios físicos adequados para cada pessoa de maneira individualizada, além de ajudar a garantir a execução correta dos exercícios. Afinal, ninguém quer se machucar durante o treinamento, não é mesmo? 2
Aqui não estamos falando da sua rotina de treino, mas sim da sua rotina de uma forma geral.
É preciso que você organize seus horários de trabalho, estudo e outros compromissos para que você consiga manter a sua rotina de treino!
Aqui vale pensar nos detalhes que parecem simples, mas que fazem toda a diferença: que horas você vai treinar? Que horas você vai se alimentar antes do treino? Quanto tempo leva para ir ao local do treino?
Estabelecer horários para cada uma de suas atividades de uma forma sustentável ajuda a evitar aquela frustração de não ter conseguido ir à academia de novo!
Independe do objetivo da rotina de treino, o aquecimento vai fazer parte dela!
Está mais do que comprovado que realizar aquecimento antes do treino ajuda a prevenir lesões, e por isso é considerado por muitos a primeira parte da atividade física.3
Por isso, lembre-se que dentro do período em que está treinando, irá dedicar alguns minutos para esta parte tão fundamental!
Para que você consiga inserir e manter a rotina de treino na sua vida, é fundamental que você se sinta motivada(o)!
Por isso, no momento de escolher as atividades e exercícios que vai realizar, vale conversar com o seu educador físico e sinalizar suas preferências, para que elas estejam presentes na sua rotina!
Gostou desse conteúdo? Esperamos que essas dicas ajudem você a manter uma rotina de treino que traga muitos benefícios para sua saúde e bem-estar!
[1] Weinberg RS. Goal setting in sport and exercise: research and practical applications. Opinion Articles. Rev. educ. fis. 2013; 24(2): 171-179.
[2] Pimenta AS. Ações educativas do educador físico para a promoção da saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4RJDB/1/adriano_dos_santos_pimenta__1___1_.pdf. Acesso em Abril/23.
[3] Di Alencar TAM, Matias KFS. Princípios Fisiológicos do Aquecimento e Alongamento Muscular na Atividade Esportiva. Rev Bras Med Esporte. 2010; 16(3): 230-234.